domingo, 13 de abril de 2008

A biblia diz: Jesus não vai voltar!

Na Bíblia existem muitas profecias, mas sem dúvida a mais conhecida e celebrada é a que fala do Juízo Final e da Segunda Vinda de Jesus Cristo para recolher todos aqueles que creram nele como o filho de Deus e dar-lhes o "reino dos céus" e a "vida eterna" como recompensa.

Aqui cabe uma pergunta constrangedora: SEGUNDO A BÍBLIA, ISSO JÁ NÃO ERA PARA TER ACONTECIDO?

Como vai ser demonstrado, segundo a Bíblia, Jesus realmente quis dar a entender que O SEU RETORNO ERA IMINENTE E ACONTECERIA AINDA NO TEMPO DE VIDA DE ALGUNS DOS SEUS DISCÍPULOS.

1. Jesus estabelece o prazo para sua volta:

Nos evangelhos sinóticos (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), Jesus faz uma extensiva e detalhada descrição sobre o fim do mundo e sobre a sua segunda vinda. E conclui dizendo:

Mateus 24:34 — "Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO sem que TODAS essas coisas se cumpram." (Também em Marcos 13:30 e Lucas 21:32)

Jesus teria dito isto por volta do ano 33 E.C., no século I. Conseqüentemente, A PROFECIA DEVERIA TER-SE CUMPRIDO ATÉ MEADOS DO SÉCULO II E.C., quando morreu a última pessoa de sua geração.

Algumas pessoas tentam defender essa constrangedora profecia não cumprida dizendo que ela apenas se refere à destruição de Jerusalém ocorrida no ano 70 E.C. Porém, a palavra "todas" torna esse argumento pouco convincente: O segundo advento, mencionado como seqüência — e CLÍMAX das tribulações — TAMBÉM deve fazer parte do cumprimento da profecia.

Outra tentativa de defesa é dar à palavra "geração" uma interpretação atemporal, fazendo-a referir-se ao POVO JUDEU ou à CRISTANDADE, por exemplo. Porém, vejamos o que diz a NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil no ano 2000. A NTLH busca difundir o conhecimento do texto bíblico facilitando a legibilidade ao evitar o uso de "palavras difíceis". Neste versículo em particular, ela evita o uso da palavra "geração", exprimindo seu significado no contexto original por outras palavras:

Alguns julgam enxergar uma escapatória deste prazo na continuação do capítulo:
Mateus 24:36 — "Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai." (Também Marcos 13:32)
Mateus 24:42 — "Vigiai, pois, porque NÃO SABEIS A QUE HORA há de vir o vosso Senhor." (Também em Marcos 13:33)

Só que isto NÃO NEGA O PRAZO estipulado acima. Apenas ACRESCENTA que — DENTRO DESSE PRAZO — o MOMENTO EXATO da vinda permaneceria um mistério. Jesus poderia voltar A QUALQUER INSTANTE e portanto os seguidores de Jesus deveriam permanecer vigilantes, e não deixar para se prepararem só perto do fim do prazo, quando estivessem velhinhos.

E ainda que alguma dessas manobras chegasse perto de convencer, O PRAZO É CONFIRMADO por outras palavras atribuídas a Jesus em outra passagem replicada nos três evangelhos sinóticos:

Mateus 16:27–28 — "Porque o Filho do homem há de VIR NA GLÓRIA de seu Pai, com os seus anjos; E ENTÃO RETRIBUIRÁ a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns DOS QUE AQUI ESTÃO NÃO PROVARÃO A MORTE ATÉ QUE VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM no seu REINO." (Também em Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27)

Outra passagem atribuída a Jesus se refere ao prazo para seu segundo advento:

Mateus 10:23 — "Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM."

Embora esta passagem não cite o prazo de uma geração, é perfeitamente condizente com ela. UMA GERAÇÃO seria tempo suficiente para que a "boa nova" de Jesus fosse anunciada em MENOS DA TOTALIDADE das cidades de Israel. É até inconcebível que TODAS as cidades de Israel já não tenham ATÉ HOJE sido visitadas por cristãos pregando o evangelho!

Também CAIFÁS deveria presenciar a vinda de Jesus do céu:

Mateus 26:64 — Repondeu-lhe Jesus: "É como disseste; contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado à direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do céu." (Também em Marcos 14:62)

Nada disso aconteceu.

2. Primeiros cristãos acreditavam que presenciariam o segundo advento:

João 21:22–23 — "Se eu quiser QUE ELE FIQUE ATÉ QUE EU VENHA, que tens tu com isso? Segue-me tu." Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: "SE EU QUISER que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?"

Note que o evangelho de João foi escrito tardiamente (entre os anos 90 e 120 E.C.), depois que o tal discípulo acabou — como era de se esperar — morrendo sem que Jesus voltasse. Por isso houve tempo para acrescentar a ressalva do "se eu quiser". Mas a passagem é reveladora ao mostrar que, entre os primeiros cristãos, EXISTIA a idéia de que Jesus viria durante o tempo de vida de pelo menos um de seus discípulos diretos, ou não criariam tal expectativa.

Paulo diz que a ressurreição dos mortos aconteceria antes que todos "dormissem" (i.e., "morressem"), referindo-se ao prazo estipulado por Jesus:

1 Coríntios 15:51–52 — "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados."

Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome "nós":

1 Tessalonicenses 4:14–15 — Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [...]

Os romanos que crucificaram Jesus iriam presenciar sua volta:

Apocalipse 1:7 — Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; [...]

3. Primeiros cristãos acreditavam já viver os "últimos tempos":

Paulo de novo usa o pronome "nós":

1 Coríntios 10:11 — Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS.

Hebreus 9:26 — [...] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Hebreus 10:25 — Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA.

Bem, eles acreditavam "ver" os "sinais" dos últimos tempos acontecendo à sua volta, JÁ EM SUA ÉPOCA: Profecias, visões e sonhos inspirados pelo Espírito Santo...

Atos 02:15–17 — Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos.

...e gente zombando dos cristãos pela demora em Jesus voltar...

2 Pedro 3:3–4 — [...] NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: "Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."

É engraçado notar que 2 Pedro 3 é um texto tardio (entre 100 e 160 E.C.) escrito justamente para acalmar os cristãos diante do constrangimento da demora e do escárnio, dizendo que a demora é devida à bondade de Deus, para que mais gente possa salvar-se, só que ele NÃO RESOLVE o problema do prazo:

2 Pedro 3:8 — Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que UM DIA para o Senhor É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA.

Jesus não estabeleceu o prazo para sua volta em termos de "dias" ou "anos". O prazo é o TEMPO DE VIDA de sua geração ou, mais precisamente, de seus seguidores. Provavelmente alguns cristãos acabaram expressando esse prazo em termos de anos, e o texto tratou de desabonar essas especulações. Mas o prazo realmente dado por Jesus não foi solucionado aqui.

Também a presença de "muitos anticristos" lhes convencia de estarem nos últimos tempos — ou melhor, na ÚLTIMA HORA!

1 João 2:18 — Filhinhos, É A ÚLTIMA HORA. Como ouviste dizer, o Anticristo está para chegar, mas JÁ AGORA há muitos Anticristos, donde SABEMOS que É A ÚLTIMA HORA.

(Se um dia para o Senhor é como mil anos, uma hora seria o quê, 1000 ÷ 24 = aproximadamente 42 anos?) ;-)

4. Declarações genéricas sobre a iminência do segundo advento:

João 5:25 — "Vem a hora, E AGORA É, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus."

Romanos 16:20 — E o Deus de paz esmagará EM BREVE Satanás debaixo dos vossos pés.

Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para o futuro:

1 Coríntios 7:29–31 — Isto, porém, vos digo, irmãos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.

Hebreus 10:37 — Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ.

Tiago 5:7–8 — Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA.

1 Pedro 4:7 — Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração

O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminência.

Apocalipse 1:1 — Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer;
Apocalipse 1:3 — Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.
Apocalipse 3:11 — "Venho SEM DEMORA".
Apocalipse 22:12 — "Eis que CEDO venho".
Apocalipse 22:20 — Aquele que testifica essas coisas diz: "Certamente CEDO venho."
Apocalipse 27:7 — "Eis que CEDO venho".

Conclusão:

Embora os cristãos tentem passar a imagem que a segunda vinda de Jesus é um evento ainda válido para a nossa geração e de data praticamente indeterminada, todas essas passagens implicam que a segunda vinda de Jesus era considerada como um evento muito próximo, não em um sentido divino, mas em termos humanos. É também curioso observar que a descrição que Jesus deu sobre os falsos profetas bate com ele mesmo. Diante do exposto, nada mais nos resta do que aplicar também a Jesus uma passagem na própria Bíblia que diz:

Deuteronômio 18:21–22 — "E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele".

Teria Jesus mentido? Ou na verdade ele era apenas um homem com "boas" intenções?

36 comentários:

Anônimo disse...

Medite nessas passagens da Bíblia antes de questionar a Bíblia:

Mateus 24:27 "Porque, assim como o
relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem."

Sobre o dia ou a data da volta de Jesus ninguem sabe: Mateus 24:36 "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai" S.Mateus

24:42 "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor"

Em II Pedro capítulo 3, versículo 4, ele falou daqueles que haveriam de dizer, zombeteiramente: "Onde está a promessa da Sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como
desde o princípio da criação."

Meu querido, Deus abençõe e leia mais a Biblia. Hebreus diz em Jesus Cristo É o mesmo ontem hoje e eternamente.(Hebreus 13.8)

EU E o Pai somos um.” (João capitulo 10 versiculo 30 diz "Eu e o Pai somos um"

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai"
(João 1:14).

I Timóteo 6 versiculo 13 "Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade,
versiculo 14. "recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, versiculo 15. a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores, versiculo 16. o único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a
quem nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno! Amém.

Apocalipse 1:18 "Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos"

Quer saber mais sobre a volta de Jesus ?

Leia a Biblia...

Que Deus o abençoe e que um dia possamos nos encontrar com Jesus e Deus quando ele voltar para dar a recompensa a cada um, segunda as suas obras (Romanos 2:6)

Washington Pepe disse...

Adão, no seu lugar eu leria novamnete o artigo e tentaria refutar de forma sensata e inteligente, se é que é possível.
Fui pastor evangélico e cristão durante muitos anos até que meus olhos se abriram e eu entendí que o Eterno é UM e não se divide nem em dois nem em três.

Unknown disse...

e ja nao aconteceu as profecias de
JESUS na terra meu amigo se converta a JESUS antes que seja tarde de mais



JESUS vai voltar sim

e se vc demorar para aceita-lo

vai ficar pelo resto da vida no lago
do inferno

junto com o diabo

........
ministro kelvin

Unknown disse...

O Deus que manda as pessoas para o inferno por terem suas próprias crenças e opniões é um Deus maligno, que não existe e as pessoas que acreditam nesse Deus costumam falar coisas como:
"vai ficar pelo resto da vida no lago
do inferno

junto com o diabo"

Sinceramente, ninguém deveria acreditar em um Deus que condena as pessoas ao fogo eterno por não acreditarem no seu livrinho de histórias mal contadas!

Como um Deus pode ser amor se ele odeia aqueles que têm idéias opostas a ele? A mesma coisa que acontece em alguns regimes ditatoriais comunistas, o ditador pode ser um tirano desgraçado que gosta de MATAR as pessoas contrárias a ele, mas ainda assim sempre haverá alguém para dizer: "o meu ditador é muito amoroso, ele deixa as pessoas ter livre arbítrio, ele deu o seu sangue para nos manter vivos".

Ivonil servo de Yahshuah disse...

comentara volta de cristo dentro de 4096 caracteres é piada de mau gosto não; so pode ser coisa de otário Não?

Ivonil servo de Yahshuah disse...

Gostaria que todos
se tornassem como eu fora esta algemas....foram estas as palavras do Apostolo ao rei.
O primeiro passo para ser igual ao apostolo é ter um encontro com o salvador como ele teve; vejamos...ouvi uma voz que falava comigo em lingua hebraica dizendo....Eu Sou...è logico que o nome do salvador que falou com o apostolo não foi jesus já que esse nome é em lingua portuguesa; e o salvador que falou ao apostolo disse em lingua hebraica, logo, se, entende racionalmente que, o nome dito ao apostolo foi um nome hebraico, pois como o salvador iria dizer em lingua hebraica um nome em outro idioma qualquer?...impossivel. poraí se vê que o nome do salvador que o apostolo encontrou, creu e anunciou aos goym=gentios; foi um nome hebraico claro; portanto quem quizer crer e pregar o nome do salvador do mundo que é hebreu; o nome que o apostolo anunciava aos gentios. Não é e nunca foi jesus, esse é o nome de roma e está dentro do evangelho da besta 666...saiamos dela povo....meu....ivonil ferreira

Ivonil servo de Yahshuah disse...

Sobre a passagem" daquele dia e hora ningem sabe nem os anjos nem o filho mas,unicamente o pai sabe.
quero dizer aos amados que se o pai sabe é porque existe. Se continuar a leitura vai encontrar no verso seguinte que...como o foi nos dias de Noach=noé assim será a vinda do filho do homem.
sabe-se que Noé foi avisado quando viria o diluvio 120 anos antes.
e se a volta do filho do homem sera´ como nos dias de Noé; os noés da época vão receber o aviso sobre o tempo não? já que a Escritura diz... certamente Yahweh não fara´ coisa alguma sem antes avisar aos seus servos os profetas; Amós 3,7;
e que...nos dias da voz do setimo anjo se cumprirá o misterio de Yah como anunciou aos seus servos os profetas; Apocalipse 10;7.
Alem do mais, a parousiah do mashiach é comparada por ele como uma festa de casamento do noivo com a noiva; e toda a festa de casamento tem local e data; não se realiza um casamento sem uma data fixa; E em Apocalipse 19, diz...felizes os convidados para as bodas do cordeiro; já foi convidado para as bodas do cordeiroamigo? já recebeu o convite com os dados, local e data etc,?
Não? então procure adquirir um convite antes que seja tarde meus amados; para entrar na festa tem que ter o convite, sem ele não entra;;;;;shalom.

Isabel Tavares disse...

Acha mesmo que vou perder meu tempo lendo isso aqui?
Não vou defender MEU JESUS mas vou defender MINHA FÉ!
Desculpa, mas o enganado aqui é você!
Vai deixar pra acordar quando não tiver mais tempo?

Ivonil servo de Yahshuah disse...

Beel, vc sabia que esse nome vem de baal que na realidade se pronuncia beel, e era um deus pagão dos cananeus; E que O Eterno Y H V H=Yahveh abominava?
Não sabe!
Então parece que o cego seja eu Sim?; Vc sabia que a Biblia que vc tem em mãos, foi traduzida pelos padres catolicos lideres da besta 666?
Sabia que o evangelho que segue veio da besta; que a igreja que vc congrega faz parte da imagem da besta? não!!!!!!
Então entendo por que vc disse que não perde tempo lendo; Por isso não conhece nada.
Fica pra vc a frase do filosofo, esse talvez vc leia...
Só hà um bem que é o saber.
E só umj mal que é a ignorancia!

Ivonil servo de Yahshuah disse...

ola beel não me respondeu uai!
estou esperando sua resposta sobre meu mini comentário ok?
shalom em yahshuah o unico nome que salva!

Abstinência disse...

Deus não condena as pessoas e muito menos as manda pro inferno. Muito pelo contrario, Ele enviou Seu filho, Jesus, para que todo aquele que Nele cre não morra, mas tenha a vida eterna, para nos resgatar do sistema, do império deste mundo e nos reconciliar com o Pai. Ele nos julga. Quem condena são os nossos atos. Deus nos ama!

MANANCIAL COMMUNITY disse...

A volta do messias é tema deste pequeno debate, quando ocorrerá e se ocorrerá. Mas e nossos corações como estão? Se de fato o evento for para agora? Estou praticando boas obras? Estou amando os que vejo para elevar voz de amor a um Deus que nao vejo? A palavra diz que em parte conhecemos Deus. Admiro muitas pessoas embora pouco as conheça. Adoro o Emanuel mesmo que tao pouco o conheça. Quero honrar a Deus todos os dias da minha vida e viver à luz do seu amor. Quando vier que meu passaporte esteja carimbado com o sangue carmesim, não por méritos, por sua bondade, Graça, misericórdia. Não serão calculos, nem probabilidades que limitarão minha fé. Amo a Deus e amo a vocês. Vivam o melhor que puderem, amando, sendo amados e pregando com atitudes os principios de um reino que esta dentro de nós e assim o passaporte estará sempre com visto em dia.

Moises Schirmer Mainardes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alesilvestre disse...

Quem precisa, depende, sua vida, de sua família e o sentido para se viver, dessa crença, jamais vai concordar com argumentos refutantes ou enxergar a bìblia, ou, no caso dos espíritas Kardecistas, livros de Alan Kardec, como realmente é, escritos e compilações humanas.

Eu comparo um crente em deus e nas suas promessas, a um homem apaixonado por uma mulher feia de frente, sem graça de costa, estranha de lado, e assim, maioria sempre a viu, exceto seus pais, entretanto, o cara está tão gamado nela (cego ou míope) que, quando a leva para passear, a danada toda bem arrumada e maquiada pra cacete, além de se gabar, consegue cismar que alguém tá de "olho" nela rs

Negocio.com disse...

Ale Silvestre, exato! Poucos são aqueles que conseguem conceber a Deus fora da religião. Têm a necessidade de utilizarem-se de um meio de transporte chamado "Cultura Judaica" como meio de ligação até Deus. Geralmente, se agarram a promessas e recompensas porque necessitam de garantias. Depreendem que se a Bíblia foi escrita pelo Homem e contraditória, simplesmente está tudo acabado, Deus não existe! A falta de bom senso e raciocínio colabora para que o crente, sem nenhuma analise engula todo esse teatro ou fábula goela abaixo, ou o que é pior: O medo das ameaças contidas na Bíblia levado ao pé da letra, considerando-se seu caráter Divino ou A Palavra de Deus, anula qualquer capacidade de reflexão. De passagens que se apresentadas com analogias fora do contexto bíblico, sem a presunção de divindade, caem por terra facilmente, perdendo todo o sentido pelas contradições. Ora, como um livro que se supõe ser a palavra de Deus possui tanta controvérsia? Um Deus vingativo, Parcial, Caprichoso e etc é certamente produto de uma mente humana, condizente com Pastores de Cabras do Deserto de 2 a 3 mil anos atrás, resultado de uma mente muito primitiva , permeada por crendices e superstições. Porém, não crítico a tentativa bíblica primitiva de concepção de Deus. Ela possui um alento para as necessidades específicas do povo judeu ,que era comumente escravizado na época, certamente ela teve o seu valor maior para aquela época e quem sabe até por esse motivo, muitos dos que sofrem hoje não se identifiquem com os Judeus que clamavam no Deserto. Mas seria certo criticar um homem sábio e inteligente simplesmente porque não concorda com uma doutrina e os grilhões provenientes dela? Será que precisamos assim de uma salvação? Não seria o medo e a falta de respostas o principal responsável pela proliferação de tantas religiões em tantas crenças absurdas??? Vocês acham mesmo que Deus tem a necessidade de ser defendido através da crença???

Alesilvestre disse...

O debate sobre a Bíblia e sua coerência literária, cronológica e doutrinária foi acirrado com declarações do reverendo Caio Fábio, que numa entrevista, afirmou que “o cristianismo nunca leu a Bíblia tendo Jesus como chave hermenêutica”.

Em sua opinião, a Bíblia deve ser lida a partir da perspectiva de Jesus, e todo o restante, interpretado sob esse ponto de vista. O vídeo com as declarações do reverendo Caio Fábio está fazendo sucesso nas redes sociais, após a divulgação por parte de alguns blogueiros.

Questionado sobre quais seriam os motivos de os concílios que decidiram o tamanho, formato e conteúdo da Bíblia não terem corrigido ou extraído questões do Velho Testamento que foram anuladas por Jesus após seu sacrifício, Caio Fábio afirmou que “o que prevaleceu foi a hermenêutica ‘Constantiniana’”, fazendo referência à tentativa de moldar a Bíblia de forma linear e coerente.

Sobre a Bíblia, Caio Fábio disse que no livro, foi aplicada uma “hermenêutica que tenta sistematizar a Bíblia inteira, para fazê-la ser um livro coerente consigo mesmo tempo todo, em cada página, em cada verso, em cada letra”, e emenda dizendo que “é impossível, e quem diz que ela consegue [ser coerente] está mentindo”.

O reverendo frisa em sua argumentação sobre a incoerência da Bíblia e afirma que “ela não é inerrante”, e aponta as falhas que enxerga no livro: “Ela tem erros literários, tem erros cronológicos, dá saltos generacionais e só fica em cima das figuras pivotais mais importantes para marcar a história”.

Caio Fábio é incisivo ao falar que a Bíblia foi um livro feito por homens: “[A Bíblia] não quer ser um livro de ciência para saber como o mundo começou. Ela é um livro do homem. Ela não é nem o livro de Deus, porque sinceramente, Deus tem livros infinitamente melhores do que a Bíblia para escrever, só que a gente não compreende”.

Complementando sua declaração a respeito da Bíblia, Caio Fábio afirma que ela “é o livro possível para minha compreensão. Não só a minha de hoje, mas a compreensão da humanidade nos últimos quatro mil anos. É o livro possível. O grande milagre da Bíblia é carregar esse conteúdo divino, na relatividade de um livro, preso ao tempo, espaço, escrito por homens”.


http://juberdonizete.blogspot.com.br/2012/06/caio-fabio-e-polemica-sobre-inerrancia.html

Alesilvestre disse...





>> https://www.youtube.com/watch?v=ApRq1vQTNio


>>
https://www.youtube.com/watch?v=IxVqO_hrukI

Lucas S disse...

Ok, deus mandou seu filho para nos salvar como justificativa de sua crueldade. Agora se não acreditarmos em seu filho, vamos ir para o inferno. Que explicação genial kkk

Unknown disse...

Jesus está voltando desperta em quanto é tempo

Unknown disse...

Porque você é um ateu o diabo Fica atrapalhando você aceite a Jesus é quanto é tempo. Você não saber i que fala. Cuidado quando Deus pegar você a mãos de Deus e Grande e tremendo. Jesus está voltando. O u diabo sai da frente o nosso Deus passar por cima esmagar ele amém

Unknown disse...

Porque você é um ateu o diabo Fica atrapalhando você aceite a Jesus é quanto é tempo. Você não saber i que fala. Cuidado quando Deus pegar você a mãos de Deus e Grande e tremendo. Jesus está voltando. O u diabo sai da frente o nosso Deus passar por cima esmagar ele amém

Unknown disse...

Jesus está voltando desperta em quanto é tempo

Adonias sotero disse...

Quem disse?

Pianista Sérgio Sena disse...

Excelente texto, parabéns irmao pela coleta e pesquisa dos versiculos. Shalom!

Anônimo disse...

DEUS,DEU LIVRE ESCOLHO PRA NOS...QUEM ESCOLHE O BEM...TEM SUA RECOMPENSA.QUEM ESCOLHE O MAL.TERA SUA RECOMPENSA...DEUS E JUSTO E MARAVILHOSO...AMEM.

Unknown disse...

Contra fatos não há argumentos, Jesus é mais um revolucionário de época e só.

Ninguém é obrigado a crer em algo que ouviu falar, se for assim prefiro crer em outros deuses menos radicais!

Unknown disse...

jesus nao voltará porque a passagem do além pra cá é muito cara

Unknown disse...

Já leu, não gostou e postou leseira. Mentir cinicamente é típico evangélicos.

Unknown disse...

Porra mais um!!

Unknown disse...

E ele não gosta de quem tira foto de peito nu. Se manca hipócrita!

Unknown disse...

Deus veio para os seus,mais os seus nao e o aceitarão

Unknown disse...

Saravá meu pai kkkkk

Fabio disse...

Mito criado pelos romanos para acabar com o povo judeu, se tudo isso fosse verdadeiro os cristãos seriam pessoas unidas, de boas ações com o próximo é na prática é tudo ao contrario nem respeitam o que os evangelhos ensinam.

Unknown disse...

Jesus “no Seu reino”
O que Jesus queria dizer com a declaração de que alguns não passariam pela morte até que vissem “o Filho do homem no Seu reino”? (Mt 16:28)
Alberto R. Timm

Tem sido argumentado por alguns teólogos liberais que Mateus 16:28 fala que Cristo tencionava inicialmente voltar na era apostólica. Se esse fosse realmente o caso, então o próprio Cristo estaria Se contradizendo em relação a outras de Suas declarações que falam de uma tardança de Sua segunda vinda. Por exemplo, em Mateus 24 o relato dos sinais gerais que antecederiam Sua volta são intercalados pelas expressões “mas ainda não é o fim” (verso 6) e “tudo isto é o princípio das dores” (verso 8), bem como pela declaração de que o fim só viria quando o “evangelho do reino” fosse pregado “por todo o mundo, para testemunho a todas as nações” (verso 14). O mesmo capítulo fala também que a Segunda Vinda só ocorreria após o cumprimento dos sinais astronômicos relacionados com o Sol, a Lua e as estrelas (verso 29; ver também Jl 2:30 e 31), o que não ocorreu durante a era apostólica.

Diante disso, somos levados a concordar com os comentaristas que vêem no evento da transfiguração (ver Mt 17:1-8; Mc 9:28-36) o cumprimento da promessa de que “alguns” dos discípulos de Cristo veriam “vir o Filho do homem no Seu reino” (Mt 16:28; comparar com Mc 9:1; Lc 9:27). Pedro, uma das testemunhas oculares da transfiguração (Mt 17:1-2), fortalece essa interpretação através das seguintes palavras: “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da Sua majestade, pois Ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa Lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo. Ora, esta voz, vinda do Céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele no monte santo” (II Pe 1:16-18; comparar com Mt 17:5; Mc 9:7; Lc 9:35).

Por ocasião da transfiguração houve uma representação microcósmica do futuro reino da glória. Cristo, o Rei, apareceu com Seu rosto resplandecente “como o sol” e com Suas vestes “brancas como a luz” (Mt 17:2; comparar com Ap 19:11-16). Com Ele estavam Moisés e Elias (Mt 17:3), representando respectivamente aqueles que serão ressuscitados por ocasião da Segunda Vinda (Jd 9; I Ts 4:16) e que serão trasladados vivos para o Céu sem provar a morte (Gn 5:24; I Ts 4:17). Esse pode ser considerado, por conseguinte, um genuíno cumprimento da promessa de Mateus 16:28 sobre a manifestação do “Filho do homem no Seu reino”.

Fonte: Sinais dos Tempos, novembro de 1998, p. 29 (usado com permissão)

Wagner disse...

Paz a todos.....,mas depois de ler os comentários que é um pior que o outro só prova que essas pessoas não leram o texto mas simplismente excluiram qualquer possibilidade de refletir no texto que esta fundamentado por textos Bíblicos, para min ficou claro que não consegue lidar com o opiniões contraria isso afirma que o que gosta e ouver ou ler aquilo que os deixa em conforto e segurança não consegue pensar de forma critica reflexiva que pena......

Wagner disse...

Leia o texto varias vezes para compreender não precisa aceitar mas suas colocações mostra que vc nada compreendeu do texto,paz....